quarta-feira, 8 de março de 2023

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SE MOBILIZAM POR REIVINDICAÇÃO DE PAUTAS DA CATEGORIA.

Profissionais de educação se mobilizaram hoje para encaminhar e discutir as pautas da categoria com representantes do governo municipal. Na semana passada, uma reunião intermediada pelo vereador Maicon Cruz, presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, com o  Secretário de Administração, Wainer Teixeira, foi informado sobre que, em relação à reivindicação de proporcionalidade do salário dos professores I, foi colocado pelo governo que o processo já passou pelos estudos de impacto financeiro, aguardando somente a conclusão final. 

Hoje, uma deliberação da categoria decidiu por uma manifestação na frente da Câmara de Vereadores, marcada para as 15 horas. Em razão da mobilização, vereadores da base do governo, vereador Álvaro Oliveira (líder do governo na Câmara), Juninho Virgílio e Cabo Alonsimar (presidente da comissão de trabalho da Câmara) entrou em contato com representantes da categoria, a fim de buscar se informar da pauta e, também, propor uma intermediação no sentido de buscar uma solução. Uma comissão formada por profissionais de educação, além de representantes do sindicato da categoria, se reuniu no dia de hoje pela manhã, a fim de estabelecer o debate sobre as reivindicações, tendo ficado acordado que estes vereadores entraria em contato com os secretários municipais de Administração, de Controle e Orçamento, de Educação, bem como o Procurador Geral do Município, solicitando audiência, a ocorrer na próxima semana, juntamente com a comissão formada pelos representantes da categoria, com objetivo de obter-se a solução para as reivindicações, notadamente a proporcionalidade do salário dos professores I.

 


 

A pauta, no entanto, é extensa e inclui especificidades das mais diversas categorias dentre os profissionais de educação: cumprimento das progressões horizontais e, principalmente, das promoções verticais (por formação acadêmica), isonomia dos salários dos profissionais administrativos de nível médio da educação, em relação ao de outras categorias de mesmo nível de escolaridade de outras secretarias, cumprimento da meta 17 do Plano Nacional de Educação. 

À tarde, conforme deliberado pela categoria, um ato marcou a sessão da Câmara de Vereadores. Acompanhando a sessão plenária, os profissionais de educação estenderam cartazes cobrando a solução das reivindicações. 

 


 

Pode-se dizer, assim, que após mais de dois anos de impedimento de mobilização em decorrência das questões sanitárias, a categoria de profissionais de educação a reinicia, hoje, no objetivo de cobrar e reivindicar seus direitos,  em um período de indiscutível retrocesso social dos trabalhadores, em um período de espraiamento dos valores neoliberais no território e instituições brasileiras.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS DESAFIOS PARA A ESQUERDA.

 

Visite também: