domingo, 29 de janeiro de 2023

YANOMAMIS: UM VERDADEIRO CASO DE GENOCÍDIO!

 Nas últimas semanas o Brasil tomou conhecimento da tragédia sobre o povo indígena Yanomami. No último dia 21, o governo federal, incluindo o Presidente Lula, viajou para Roraima para acompanhar de perto a situação. A situação na região e sua gravidade não se pode qualificar como tragédia sem precedentes porque, ao longo da história da ocupação territorial brasileira pelos europeus, a busca pela subjugação, pela dominação e tentativa de extermínio foi constante. De uma estimativa de aproximadamente 2 milhões de indígenas no início da colonização europeia, no século XVI, em 1998 o número de indígenas era de apenas 302.888, segundo o IBGE aponta em sua publicação referente aos 500 anos do Brasil. O que denota a extrema voracidade com que se deu a relação histórica entre os povos na ocupação e colonização brasileira. 

 

Fonte: IBGE


 

 

 

 

 

 

 

 

Mas, em tempos mais recentes, parecia que estávamos nos tornando mais civilizados no sentido do respeito para com os povos originários, povos nos precederam na colonização do território brasileiro. O governo Bolsonaro, no entanto, representou, também nisso, em estupendo retrocesso. Quem não se lembra de Jair Bolsonaro vociferando em vídeo na internet de que, em seu (des)governo, não seria demarcado nenhum centímetro de terras indígenas? Jair Bolsonaro e sua turba têm responsabilidade central e decisiva no recente extermínio dos Yanomamis. Quem não se lembra de Ricardo Sales, então ministro de Meio Ambiente, em sua defesa de se "passar a boiada"!? A situação grave pela qual passa o povo Yanomami é o resultado direto do garimpo ilegal, da ocupação desordenada e criminosa, da ação de madeireiros e grileiros de toda sorte! Passaram-se a boiada sobre a população Yanomami! 

Bolsonaro é o responsável por esse inequívoco crime de genocídio contra as populações indígenas, e contra o povo Yanomami em particular!

 

Foto: Agência Brasil.

Um comentário:

  1. Tudo isso por causa da maldade de um governo corrupito chamado jair bolsonaro

    ResponderExcluir

OS DESAFIOS PARA A ESQUERDA.

 

Visite também: