sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O RIO É OLÍMPICO!


Rio de Janeiro vence a disputa para sediar as olimpíadas de 2016. O marketing em torno do tema realizado pelos nossos cabos eleitorais, dentre eles, principalmente o Presidente Lula, foi eficiente e, de certa forma, fenomenal. Ainda que para isso, talvez, também tenha contribuido o fato de a olimpíada de 2012 ser realizada em uma cidade européia: Londres.
A exemplo dos esforços para os jogos panamericanos, os esforços para preparar a cidade será enorme e a população carioca, tão acostumada, como os demais brasileiros, com as atitudes relapsas de nossas autoridades, não deixará de obter algum benefício em função dos investimentos que se farão necessários: rodovias, rodoviárias e principalmente, segurança. Mas, como em outras áreas, tais benefícios correm sério risco de serem usufruídos de forma desigual, com os referidos investimentos privilegiando as regiões "nobres" do Rio. Por outro lado, os verdadeiros cidadãos deste país, ao que parece, já começaram a se beneficiarem só com o anúncio da cidade vencedora. Como demonstram as altas na bolsa de valores de São Paulo, ocorridas hoje.
Resta saber como nossas autoridades esconderão os resultados empíricos da gritante desigualdade social que, a exemplo de outras regiões brasileiras, graçam pelo nosso querido Rio de Janeiro.
Fica aqui uma dica para nossos governantes: era uma boa oportunidade, aproveitando o espírito olímpico em alta, para se pensar em estender os benefícios da cidadania para a maioria desprivilegiada de nosso povo, ainda que, pelo menos, o objetivo seja aumentar nossas medalhas.

FOTO: TERRA BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS DESAFIOS PARA A ESQUERDA.

 

Visite também: