segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

PRISÃO DE SUSPEITOS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES DE PARTICIPAÇÃO NOS ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS E OS ECOS DE UM PASSADO AINDA PRESENTE.


 Desde tempos imemoriais Campos dos Goytacazes tem dado sua cota de contribuição a toda sorte de movimento reacionário que transita pelo Brasil. Uma das regiões mais conservadoras do país, fomos das últimas localidades a abolirem, oficialmente, o regime escravocrata de relação de trabalho, sendo, contudo, quase que comum nos depararmos com o descobrimento, por parte dos fiscais do Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e demais órgãos de fiscalização, de ocorrência de, em pleno século XXI, crimes do chamado trabalho análogo ao escravo. O movimento integralista que grassou pelo Brasil nas primeiras décadas do século XX também encontrou adeptos aqui pelas planícies goitacá, sendo que ainda hoje é possível constatarmos vestígios de simpatizantes. 

E não poderia ser diferente com os eventos antidemocráticos que se observa Brasil afora. É importante notar que, andando pelas localidades da baixada campista tem sido comum observarmos nas margens da rodovia RJ-216 placas de propaganda do ex-presidente Bolsonaro, um dos prováveis responsáveis diretos pelos movimentos criminosos de contestação do resultado das eleições e tentativa de derrubada do Estado democrático de direito. 

Na manha desta segunda-feira, 16 de janeiro de 2023, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão, bem como três mandado de prisão temporária em Campos dos Goytacazes contra suspeitos de participação no atos antidemocráticos após o segundo turno das eleições, como também dos atos de invasão e depredação à sede dos três Poderes da República, Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal. A investigação identificou lideranças locais na tiveram participação no bloqueio de rodovias, bem como das manifestações que puderam ser observadas nas portas dos quarteis das Forças Armadas. Importante lembrar que até dias atrás um acampamento havia se instalado na frente do 56 Batalhão de Infantaria, em Guarus. A operação apreendeu, ainda, computadores, celulares e outros documentos.

Os investigados são suspeitos de cometimento de crimes de Associação Criminosa (art.288/CP), Abolição Violenta do Estado Democrático de Direito (359-L/CP) e Incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais (286, parágrafo único/CP.

Na Campos dos Goytacazes do século XXI, terra onde ainda é comum ouvirmos a expressão: "você sabe com quem está falando?", expressão que invoca sentimentos de relações sociais de um passado ainda presente nas consciências de nossa gente, o arcaísmo ainda é parte fundante e característica de um povo que insiste no anacronismo de seus códigos sociais de convivência. 


Fonte: fmanha.

Imagem: Brasil de Fato

2 comentários:

  1. Almyr José Sarmet Moreira Rocha16 de janeiro de 2023 às 16:00

    Com certeza o esperto do Carlos Vitor de Carvalho está entre os três, filho de um pai desleixado.

    ResponderExcluir

OS DESAFIOS PARA A ESQUERDA.

 

Visite também: